Quem somos

Bibliolibras 

O objetivo da Bibliolibras é possibilitar o acesso de crianças surdas e deficientes visuais à literatura Infantil e Juvenil, especialmente aos contos de tradição oral. Os livros audiovisuais reunidos nesta Biblioteca poderão ser usados por professores e alunos de escolas inclusivas, nas escolas bilíngües, na formação de alunos dos cursos de Letras Libras e também por pais de crianças surdas e deficientes visuais.

Além disso, o contato das crianças ouvintes com os textos bilíngües tem se mostrado útil como ferramenta complementar para a aquisição da Libras, promovendo assim maior integração entre surdos e ouvintes no ambiente escolar inclusivo.

Esta Biblioteca teve inicio com 12 contos dos Irmãos Grimm e está em construção permanente, com a edição de novos livros audiovisuais e outras coleções, que deverão ser acrescentadas a este acervo inicial. O projeto final, com a criação deste site para abrigar a Biblioteca, só se tornou possível com o apoio cultural do Estado de Goiás através do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

Criação

A criação da Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil – Libras / Português seguiu etapas bem definidas:

Em primeiro lugar foram realizadas as adaptações e revisões dos textos originais para a leitura em português, seguidas das gravações em áudio, edições e revisão das gravações.

Os áudios foram a base para que os intérpretes criassem suas adaptações para Libras, que foram filmadas, avaliadas pelo conselho editorial e, em seguida, filmadas em estúdio.

Os vídeos foram editados com os textos em português, ilustrações e design gráfico, compondo os livros audiovisuais do nosso acervo.

A divulgação tem sido realizada nas Universidades e escolas do ensino fundamental com apoio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, do Ministério de Educação e Cultura – MEC e da comunidade surda.

Direitos Autorais
Os textos das adaptações em Libras e Português da Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil – Libras / Português podem ser utilizados, reproduzidos e divulgados livremente, com citação da fonte.

Conselho Editorial
O Conselho Editorial da Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil – Libras / Português é formado por bibliotecários, professores universitários surdos e ouvintes.

Alessandra Campos Lima da Costa (UFG)
Inês Conceição da Silva (UFG)
Layane Rodrigues de Lima Santos (UFG)
Márcia Maria de Melo Araújo (UEG)
Neuma Chaveiro (UFG)
Núbia Guimarães Faria (UFG)
Stefânia Steves da Silva Sena (UFG)
Sueli Maria de Oliveira Regino (UFG)
Thainã Miranda Oliveira (UFT)


Equipe Técnica
Coordenação e Supervisão: Dra. Sueli Maria de Oliveira Regino  smregino@gmail.com 
Supervisão de Libras: Ms. Alessandra Campos Lima da Costa.
Coordenação de Execução: Ms. Pablo de Regino Araújo Pinto 
Filmagem e Edição: Rhanna Asevedo e Ms. Pablo de Regino Araújo Pinto
Design e Imagem: Daniel Junqueira Schultz
Ilustrações: Pablo Alejandro
Design do site: Daniel Junqueira Schultz e Rafael Vinícius Almeida
Desenvolvimento Web: Rafael Vinícius Almeida